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ACESSO AO CRI NORTE

  • “O CRI é um serviço do Hospital do Mandaqui?” 

NÃO, o CRI Norte não é um serviço do Hospital do Mandaqui. Estamos apenas localizados dentro do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, em uma área aproximadamente de 5000 metros quadrados, divididos em consultórios (médicos, multiprofissionais e odontológicos) salas de exames, emergência, reabilitação, cozinha experimental, laboratório de Atividades de Vida Diária (AVD), Centro de Convivência (espaço destinado às atividades, salão de eventos, alfabetização, biblioteca, Acessa São Paulo e quadra poliesportiva), além de um prédio de apoio administrativo com salas de treinamento, auditório e anfiteatro para 180 pessoas. Todos os espaços possuem adaptações de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

  • “Quando digo ao funcionário da UBS que quero ser encaminhado ao CRI Norte, ele diz que não tem vagas para todos, é verdade?” 

SIM, para realizar o atendimento ambulatorial do CRI Norte são necessários os seguintes critérios de encaminhamento:
– Ter 60 anos ou mais;
– Manter o acompanhamento médico na Unidade Básica de Saúde da Zona Norte de São Paulo;
– Possuir Ficha de Referência com diagnóstico, Código Internacional de Doença (CID) e carimbo médico (para especialidades médicas e assistenciais) ou carimbo do dentista (para procedimentos odontológicos);
– Os critérios clínicos para o encaminhamento são de conhecimento das UBS.

O agendamento é realizado exclusivamente pela UBS de referência, através do Sistema Central de Regulação de Ofertas e Sistemas de Saúde (CROSS).

ATENÇÃO: Durante seu acompanhamento em nível ambulatorial é importante que o usuário também mantenha seu acompanhamento na UBS, pois este é o lugar de referência em relação ao seu cuidado.

  • Se eu chegar depois do horário agendado para atendimento, posso ser atendido ainda?

Conforme orientado por telefone e/ou na filipeta de agendamento é necessário CHEGAR COM 30 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA, pois não haverá atendimento em caso de atraso.

ATENÇÃO: Verifique o horário da consulta/exame e programe-se!

  • “Se eu não me sentir bem, posso vir ao CRI Norte para ser atendido?” 

NÃO, pois o CRI Norte não possui pronto atendimento. Se necessário, procure o serviço nas unidades de saúde mais próximas à sua residência.

ATENÇÃO: Caso sinta algum incômodo ou mal-estar dias antes ou no dia agendado para consultas e exames no CRI Norte, procure serviços de pronto-atendimento antecipadamente.

  • A etiqueta que recebo ao chegar no CRI é necessária?

SIM, a etiqueta é necessária para a identificação dos pacientes na realização de procedimentos, exames e consultas de forma segura.

Ao chegar à recepção no térreo, entregue a documentação aos colaboradores. Após verificação nos sistemas do horário e da especialidade do atendimento, será entregue uma etiqueta de identificação:

Etiqueta branca+ bolinha laranja: 1º Andar

Etiqueta branca + bolinha verde: 2º andar

Etiqueta branca: acompanhantes

  • “Se eu avisar que não posso comparecer a consulta, posso reagendar?”

SIM, caso não possa comparecer na data agendada, desmarque a consulta através da central de agendamento, com antecedência mínima de 2 dias (48hs) para ceder a vaga para outro paciente e não constar em seu cadastro a ausência sem justificativa.

  • “Quando digo ao funcionário da UBS que quero ser encaminhado ao CRI Norte, ele diz que não tem vagas para todos, é verdade?” 

SIM, para realizar o atendimento ambulatorial do CRI Norte são necessários os seguintes critérios de encaminhamento:
– Ter 60 anos ou mais;
– Manter o acompanhamento médico na Unidade Básica de Saúde da Zona Norte de São Paulo;
– Possuir Ficha de Referência com diagnóstico, Código Internacional de Doença (CID) e carimbo médico (para especialidades médicas e assistenciais) ou carimbo do dentista (para procedimentos odontológicos);
– Os critérios clínicos para o encaminhamento são de conhecimento das UBS.

O agendamento é realizado exclusivamente pela UBS de referência, através do Sistema Central de Regulação de Ofertas e Sistemas de Saúde (CROSS).

ATENÇÃO: Durante seu acompanhamento em nível ambulatorial é importante que o usuário também mantenha seu acompanhamento na UBS, pois este é o lugar de referência em relação ao seu cuidado.

  • “Tem estacionamento para os usuários do CRI?”

NÃO, não possuímos estacionamento para usuários, apenas local para embarque e desembarque.

  • “Compareci para realizar um exame e esqueci o pedido médico, não poderei fazer?” 

NÃO, para a realização do agendamento e execução de exames é necessário a apresentação dos pedidos médicos entregues na consulta pelo profissional. Esse pedido deverá estar sempre sob a responsabilidade do paciente e/ou seus familiares/acompanhantes/ cuidadores.

ATENÇÃO: Não realizamos segunda via de pedido de exames ou encaminhamento para consultas.

  • “Recebi alta do médico do CRI Norte e ele solicitou o retorno para a UBS, posso voltar a ser atendido aqui?” 

SIM, após alta em algumas especialidades, um novo encaminhamento poderá ser feito após SEIS MESES.

O CRI Norte oferece atendimento especializado de suporte à rede básica de saúde. Dessa forma, realizaremos a alta de acordo com os seguintes critérios:

  • Ausência de critérios internos de permanência no serviço detectados em triagem/primeira consulta;
  • Controle do quadro clínico após seguimento, tratamento e reabilitação;
  • Falta de adesão ao (s) tratamento (s);
  • Duas faltas consecutivas sem justificativas;
  • Quando houver necessidade de acompanhamento em outro serviço especializado.

O relatório médico de contra-referência será fornecido, na alta, para o seguimento clínico na Unidade Básica de Saúde (UBS).

ATENÇÃO: Nessa situação, o paciente deverá dar continuidade ao atendimento na UBS.

  • “Na última consulta esqueci de passar no térreo e inserir a solicitação para o retorno na fila de espera, perdi minha vaga?” 

SIM, caso não agende o retorno ou insira o nome na lista de espera da equipe médica/ assistencial/ exames após SEIS MESES, será necessário um novo agendamento que deverá ser realizado pela UBS.

ATENÇÃO: Procure esse setor, preferencialmente, no mesmo dia da consulta! Fique atento ao seu tratamento!

  • “Posso me cadastrar para passar na fisioterapia?”

NÃO, para iniciar o tratamento no setor de Reabilitação (fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e educação física) é necessário o encaminhamento por um médico (UBS ou CRI Norte) com um CID (Classificação Internacional de Doenças).

Na primeira consulta é realizada uma triagem. Nesta contém uma avaliação ampla de questões relacionadas ao idoso promovendo uma melhor programação para este tratamento. Após essa ação, serão agendadas avaliações específicas com as especialidades assistenciais, de acordo com o encaminhamento e as demandas encontradas nesta avaliação.

CENTRAL DE AGENDAMENTO

  • “Posso ligar para tirar dúvidas sobre a data e horário das consultas e exames?”

SIM, os usuários e acompanhantes podem entrar em contato com a Central de Agendamento para tirar dúvidas em relação aos agendamentos e alguns procedimentos.

Esse setor realiza contato com os usuários, via telefone, para informar o agendamento e confirmação de algumas primeiras consultas e exames.

AGENDAMENTO EXTERNO

  • “O médico disse que precisarei fazer uma cirurgia, poderei realizá-la no CRI Norte?”

NÃO, apenas realizamos pequenas cirurgias dermatológicas. Demais cirurgias, exames e consultas que não são realizados no CRI são feitos agendamentos para fora da nossa instituição e dependem da disponibilidade de vagas em outros serviços de saúde.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA

  • “Preciso de encaminhamento para passar no Centro Convivência?”

NÃO, para realizar as atividades desse setor é necessário apenas que os usuários tenham 60 anos ou mais.

O Centro de Convivência oferece atividades planejadas, com o objetivo de estimular o envelhecimento ativo, favorecendo a socialização, autonomia e independência, sem a necessidade de encaminhamento.

Atividades realizadas:

  • atividades manuais e de geração de renda;
  • atividades físicas: ginástica, lian gong, yoga, vôlei, caminhadas;
  • atividades culturais: coral, teatro, flauta;
  • atividades educativas: alfabetização, espanhol, inglês;
  • atividades complementares: Acessa São Paulo, biblioteca, salão de beleza.

É necessário trazer algum documento para me cadastrar nas atividades do Centro de Convivência?

Os documentos necessários para cadastro são:

  • RG,
  • CPF,
  • Comprovante de endereço,
  • Atestado médico (no caso de atividades físicas).

DOSE CERTA – FUNDAÇÃO REMÉDIO POPULAR

  • “Posso retirar medicação na farmácia no Mandaqui?”

SIM, A Farmácia Dose Certa fornece medicamentos mediante receita prescrita por unidade de saúde pública de acordo com a listagem informada no site: FARMÁCIA DOSE CERTA

SETOR APOIO MÉDICO E EXAMES/ MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO

  • “Preciso de um relatório médico para o INSS, devo aguardar o retorno com o médico?” 

NÃO, o setor apoio médico e exames/medicamentos de alto custo realiza a solicitação de laudos para diversas finalidades, sendo responsável também a realização do processo de retirada de insumos para insulinodependentes e para incontinência urinária/fecal e cópia de prontuário.

Para esses processos:

  • Somente poderão ocorrer durante o período em que os usuários estiverem em acompanhamento nas especialidades médicas do CRI Norte. Portanto, com solicitações prescritas por nossos profissionais.
  • Pacientes deverão dar entrada às solicitações diretamente no Setor de Alto Custo, localizado no piso térreo do CRI Norte. É muito importante que todas as orientações fornecidas pelo setor sejam seguidas.

ATENÇÃO: o processo de alto custo tem prazo mínimo de 20 dias corridos.

  • “Preciso renovar a receita do medicamento, posso realizar aqui?”

SIM, esse setor também é responsável pela renovação de receitas de uso contínuo e/ou processos de medicamentos de alto custo disponibilizados pelo SUS.

Para esses processos:

  • Somente poderão ocorrer durante o período em que os usuários estiverem em acompanhamento

nas especialidades médicas do CRI Norte, portando as solicitações prescritas por nossos profissionais;

  • Pacientes deverão dar entrada às solicitações diretamente no Setor de Alto Custo, localizado no piso térreo do CRI Norte. É muito importante que todas as orientações fornecidas pelo setor sejam seguidas;
  • Para solicitação de receitas e processos de Alto Custo deverá ser apresentado documento de identificação do usuário (RG ou Cartão SUS);
  • Após a alta será realizada uma última renovação.

ATENÇÃO: Troca de receita: Prazo de 15 dias corridos, paciente deverá renovar a receita 15 dias antes dos medicamentos acabarem.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO (SAU)

  • “Posso adiantar a minha consulta com o médico em algum setor?”

NÃO, adiantamento de consultas, exames e procedimentos são realizados por meio de solicitação no setor de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) que será enviado para avaliação do caso ao Gestor Médico.

O CRI Norte dispõe de diversas maneiras para escutar seus usuários, recebendo suas sugestões, elogios, reclamações, solicitações e denúncias, além de fornecer orientações e informações sobre a instituição.

O SAU não faz:

  • Marcação ou adiantamento de consultas, exames, procedimentos, mudança de médico, apenas a solicitação;
  • Impressão de 2ª via de exames.
  • “Não gostei do atendimento de um profissional, posso reclamar sem me identificar?”

SIM, caso não queira ser identificado poderá ser pedido o sigilo da manifestação.

Disponibilizamos caixas com formulários de nossa Pesquisa de Satisfação e para a abertura de sua manifestação sobre o atendimento dentro da instituição. Essas caixas estão localizadas no térreo (agendamento pessoal), no Centro de Convivência e no primeiro e no segundo andar (ao lado dos elevadores). O contato poderá ser feito pessoalmente na sala do SAU, por telefone nos números (11) 2972-9255 e (11) 2972-9205, ou pelo site: CRI NORTE.

SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA (SADT)

  • “Posso realizar todos os exames que preciso no CRI Norte?”

NÃO, para a realização dos exames no CRI Norte é necessário encaminhamento via UBS ou após consulta no CRI Norte.

Todos os exames que realizar no CRI Norte, preciso comparecer obrigatoriamente com um acompanhante?

NÃO, mas em alguns casos é necessário vir com acompanhante maior de 18 anos e capaz para os seguintes procedimentos:

  • Colonoscopia,
  • Endoscopia,
  • Mapeamento de Retina,
  • Cirurgia Menor Ambulatorial dermatológica.

Para exame de Colonoscopia será agendada uma avaliação prévia com enfermeiro para verificar as condições clínicas do paciente.

Dúvidas sobre preparos de exames:

Site: CRI NORTE ou entrar em contato no telefone: 2972-9200.

SETOR DE LAUDOS

  • “Perdi os meus resultados dos exames, posso pedir uma segunda via?”

SIM, o setor de Laudos é responsável em fornecer resultados e segunda via de exames.

DIREITOS DOS USUÁRIOS

  • “Se a pessoa que me atender não estiver com crachá, posso pedir para ela se identificar?” 

SIM, é direito do usuário poder identificar as pessoas responsáveis direta e indiretamente por sua assistência, através de crachás visíveis, legíveis e que contenham: nome completo, função, cargo, e nome da instituição.

  • “Se eu não entender o que o médico me orientou ou receitou, posso perguntar?”

SIM, é direito do usuário:

  • Receber informações claras, objetivas e compreensíveis sobre: hipóteses diagnósticas, diagnósticos realizados, exames solicitados, ações terapêuticas, riscos, benefícios e inconvenientes das medidas diagnósticas e terapêuticas propostas; duração prevista do tratamento proposto;
  •  Receber as receitas: com o nome genérico das substâncias prescritas; datilografadas ou em caligrafia legível, sem a utilização de códigos ou abreviaturas, com o nome do profissional e seu número de registro no órgão de controle e regulamentação da profissão e com assinatura do profissional.
  • “Se alguém dentro do CRI me abordar para realizar pesquisa, posso entender do que se trata antes de aceitar?”

SIM, todo usuário deve ser prévio e expressamente informado quando o tratamento proposto for experimental ou fizer parte de pesquisa.