Menu fechado

I Seminário Estadual de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa 2019

I Seminário Estadual de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa 2019

A ONU instituiu o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência da Pessoa Idosa, com o objetivo de dar visibilidade às diversas formas de violência contra a população idosa no mundo e sensibilizar as sociedades no enfrentamento da violência.

A violência é um fenômeno universal, complexo, multicausal e historicamente produzido em nossa sociedade, e se caracteriza como uma violaçãode direitos qualquer discriminação ou distinção que contrapõe a Declaração de Direitos Humanos, no artigo 7º.

Neste contexto, enfrentar a violência contra os idosos significa reconhecer este movimento histórico, compreendendo as relações em seu contexto social, cultural, político e econômico. E dentro desta realidade, segundo o art. 3º do Estatuto do Idoso, é obrigação dafamília, comunidade, sociedade e do poder público, a efetivação dos direitos civis.

A Secretária de Estado da Saúde de São Paulo (SES) em parceria com o CRI Norte, IPGG, AME idoso Oeste e AME idoso Sudeste realizam o I Seminário Estadual de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que ocorreu no dia 11 de Junho de 2019.

Este evento teve como objetivo dar visibilidade e propor a profissionais e estudantes que atuam com idosos, uma reflexão ao enfrentamento da violência, colocando em pauta o tema: “Quebrando o Ciclo de Silêncio”.